quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Battle Report de Mangled Metal/Tooth & Claw - Parte III - 2ª ronda



Continuação da parte II

Depois daquele erro monumental da primeira ronda tenho de admitir que estava já um bocado desmoralizado (sim sou um bocado pessimista :P ) mas a segunda ronda começou rápidamente e não deu tempo para ficar a pensar muito no assunto. Ia jogar contra o Paulo Morais que trazia o Kromac (Circle of Orboros). Não pude deixar de sorrir porque em conversa com o Romeu na semana anterior sobre que casters de Circle seriam usados no formato eu sugeri que além da óbia eKaya (que é A caster de beasts de Circle) o Kromac poderia ser viável coisa que o Romeu não concordou de todo. Tendo em conta os resultados finais de ambos se calhar ele tinha uma certa razão... :P

 A lista do Paulo era a seguinte:

Kromac the Ravenous (Front, Back, Spells & Feat)
Megalith (Front & Back)
Feral Warpwolf  (Front & Back)
Argus (Front & Back)
Winter Argus (Front & Back)


Não tem ar de grandes amigos...

Para não terem de andar de um página para o outro para verem a minha era esta:

Doomshaper Rage of Dhunia (Front, Back, Spells & Feat)
Mulg the Ancient (Front & Back)
Diretroll Mauler (Front & Back)
Troll Axer (Front & Back)
Swamp Troll (Front & Back


Achei a lista do Paulo algo estranha e com alguma falta de sinergia, pelo menos assim à primeira vista. Particularmente achei que os Argus estavam um bocado deslocados ali. Com a excepção de serem beasts muito rápidas, não acho que nem os animus nem as habilidades sejam particularmente importantes neste formato. Meter um porque era o que sobrava de pontos ainda entendia... agora dois? Preferia um Gorax ou assim. Mas pronto cada um sabe de si e lá fiz uma nota mental para nunca meter o meu caster a 13 polgadas do Kromac ou seria game over.

Depois de 3 empates no roll-off inicial, lá ganhei o roll e escolhi ir em primeiro e o Paulo escolheu o lado com um lago e uma floresta.

Imagem do deploy

Começei por avançar com tudo para a frente, tendo feito uma carga com o caster depois de ter feito o Wild Agression no Mauler e o Refuge no Mulg ganhando assim 3" de movimento com o caster. O resto do battlegroup correu, o Mulg sobre o efeito do Rush para conseguir acompanhar o Mauler

O turno do Paulo seguiu mais ou menos os mesmos moldes, andar para a frente e uns upkeeps/spells de protecção sendo que o Argus já se foi mexendo na direcção da bandeira e o Kromac que tinha começado em beast form ficou em human form.

Passa para o meu turno e nem tenho muitas dúvidas. Não consigo carregar nada mas aquele Argus está ali a pedi-las. Avançei com o Swamp Troll e boostei o roll to-hit e acertei no lobito e fiz o Drag e mandei-lhe uma bela mocada boosted na cabeça, boostei novamente para acertar com o ataque de graça do Drag e matei o Argus.

Aproveito que o jogo foi algo curto para fazer uma parênteses em relação a esta jogada. É verdade que tive um pocado de paia com os vários rolls do Swamp Troll, mas não foi uma jogada à toa. Eu nem estava a contar matar o Argus directamente com o Swamp, mas sim ir lá terminar o trabalho com o Mulg e depois voltar para trás com o refuge. Alternativamente caso não acertasse com a lingua (que ainda era um 10+ em 3 dados, é pouco mais de 50% para acertar, portanto falhar era bastante provável) a ideia era activar o animus do Swamp nele próprio. Assim o Paulo ou ignorava o Swamp Troll, ou teria de fazer um "overcommit" para o matar, pois um Argus sozinho dificilmente o conseguiria. Ou iria com os dois e eu facilmente os despachava com o Mulg, ou iria só com um e muito dificilmente o matava ou expunha o Feral ou o caster para lá ir. Qualquer das opções resultava numa posição de vantagem para mim e no fundo é isso que quase qualquer jogo pretende. Criar-se situações win-win.

Continuando, o resto das bestas andaram ligeiramente para a frente, tendo cuidado para não me aproximar demais do Kromac.

O Paulo respondeu com uma carga do Argus que restava que previsivelmente não conseguiu despachar o Swamp troll. Com o restante battlegroup mountou um "castelo" de protecção atrás da barreira. O Megalith com o animus a tornar tudo à sua volta terreno dificil. O Kromac (em human form e apenas 1 de fury) atrás e o Warpwolf a bloquear a passagem pelo flanco da parede.


Ao passar-me o turno, não tive muitas dúvidas que ia tentar a assassination. O Paulo claramente tinha subestimado a minha distância de carga e concerteza esqueceu-se que o Rush além de dar movimento dá Pathfinder tambem, pelo que o pedaço de terreno dificil à volta do Megalith não me chateava por ai alem. Tinha era de ver o melhor plano para o fazer. Obviamente iria carregar com o Mulg, mas não tinha um "path" directo até ao Kromac, pelo que tinha de aviar uma das beasts e fazer Goad (ver carta do Doomshaper) para cima dele. Fazer isso através do Megalith era impossivel porque primeiro ele tinha mais fury o que significava que quando o matasse estaria a dar transferências ao Kromac e obviamente entre a armadura e as damages boxes é bem mais dificil de matar do que o Warpwolf. O maior impedimento no entanto era o facto de ele estar completamente encostado ao obstáculo. Ora dado que a base do Mulg tem 2" o movimento do Goad não é suficiente para atravessar o obstáculo na totalidade, logo não dava. Portanto a nivel de alvos não havia escolha, tinha de ser o lobo. No entanto fiz umas contas de cabeça e entre os ataques necessários para matar o lobo, as duas tranferências que o Kromac iria ter (uma do fury que já tinha, outra que iria ganhar quando o lobo morresse) não me parecia que o Mulg conseguisse aviar tudo sem uns bons rolls de dano. Tinha de ter um backup plan, e esse back up chamava-se Axer. Ora dropei os upkeeps todos, meti o Wild Agression no Mulg e Rush tanto no Mulg como no Axer. Feat e avançei com o Doomshaper para ter a certeza que tinha as minhas bestas dentro da control area após as cargas.

E básicamente o plano correu na perfeição. O Mulg carrega e 4 ataques depois o Warpwolf morre. Goad para a frente e infelizmente o Mulg ainda teve de levar um free-strike do Megalith. No entanto a única maneira de parar a assassination com o free-strike era rolar pelo menos 15 em 3 dados e esse dano ir especificamente para a coluna 5, o que me faria ficar sem spirit e como tal sem poder regenerar ou comprar ataques. Levou 10 de dano na 6 (teve perto... :P ) e o Mulg lá continuou a fazer das suas. Comprou mais dois ataques e fez o ataque bonus da affinity. O Kromac levou com um deles e transferiu os outros 2 para o Megalith e tal como previsto teve de ser o Axer a ir acabar com o assunto. Com 3 de fury e cargas à borlix por causa do feat, conseguia fazer 2 ataques boosted ao to hit com 9s para acertar. Acertou logo o primeiro e fez dano suficiente para matar o Kromac (que estava prai a 4/5 de vida).

Arvores ou casters é mais ou menos a mesma coisa!

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