terça-feira, 27 de agosto de 2013

Battle Report de Mangled Metal/Tooth & Claw - Parte I - Pré-Torneio



Ora bem é a primeira vez que vou fazer um report de um torneio de warmachine.  Nunca fiz nenhum por três motivos. Primeiro os jogos de warmachine podem ser muito rápidos e acabam por ser pouco interessantes de ler se forem muito curtos e/ou com poucos jogos. Depois nunca fique muito bem classificado em nenhum dos torneios em que fui, e fazer reports onde se fica a meio da tabela ou se leva na boca a torto e a direito não será por ventura lá muito interessante. Por fim por vezes há tantos efeitos na mesa que é difícil relembrar com exatidão tudo o que aconteceu num jogo.
          Dado que desta vez até fiquei bem classificado, foram 5 jogos mas com um formato que mete poucos modelos na mesa, resolvi tentar e ver no que dá. 

          Como é normal nos meus reports começo sempre como cheguei à lista que acabei por levar e as eventuais (des)aventuras pré-torneio.

Neste caso as peripécias começaram cerca de um mês antes do torneio quando soube que o torneio ia ser a 25 pontos em formato Mangled Metal/Tooth and Claw. Para quem ainda não sabe é um formato de Warmachine/Hordes em que apenas é permitido o Warcaster/Warlock e as seus/suas Warjacks/Warbeasts.

Como tenho andando a jogar de Retribution of Scyrah considerei levar um army de elfos, mas rapidamente cheguei à conclusão que seria muito complicado. Para mim o único army minimamente viável de ret para este formato seria spammar grifos com o eVyros e não tenho grifos suficientes para isso, alem de que me faltam os Aspis e mesmo assim não é um army ideal. A perda dos arcanists entre outras coisas causa alguns problemas ao build.

Sendo assim a opção era obvia, Trollbloods, o meu primeiro army de Warmahordes. Com trolls escolhidos também não foi difícil escolher o caster. O eDoomshaper é dos melhores casters para trabalhar com muitas beasts e é provavelmente o caster que mais joguei de trolls. Ainda esta nova vaga de Warmahordes não se tinha abatido por cá eu já andava a usa-lo no Vassal. Alias posso dizer que aprendi a jogar Hordes com ele. Pareceu-me a escolha indicada.

Look at my stick! LOOK AT IT!

O primeiro instinto para a lista foi usar os 3 heavies que uso na lista de 35pts. Ora uma conta de somar depois vi logo que não era possível. O doomshaper dá 6 pontos de warbeasts para um total de 31. Ora o Mulg the Ancient (Mulg para os amigos) custa 12, o Earthborn Dire Troll (aka EBDT) 10 e o Dire Troll Bomber outros 10 – passando assim 1 ponto do limite. Ainda considerei dropar ou EBDT ou o bomber para um Dire Troll Mauler que só custa 9, mas rapidamente desisti da ideia quando me lembrei da 1ª regra do eDoomshaper. Levar sempre um Troll Axer.  O troll axer é uma light beast de 6pts com armadura de Heavy (18) mas o grande valor dele é mesmo o animus: RUSH que dá mais 2 de movimento e pathfinder a uma warbeast. Ora isto combinado com o feat do eDoomshaper dá threat ranges parvos e o bónus de dar pathfinder é super importante. Ora então bota o Axer na lista. O Mulg também é quase obrigatório com qualquer versão do Doomshaper. Ele já é uma brutalidade sozinho, com o Doomshaper fica ainda melhor. Ora ficam-me a sobrar 13 pontos. O que é um valor horrível de ter em trolls, dado que a heavy mais barata que temos é de 9pts e as que que queria levar até eram de 10 e não há nada de 3pts que possa levar. A beast mais barata é de 4pts e só há duas. Uma ainda não foi released e tem um animus que só afecta living models (péssimo em mangled metal) e a outra também não a tenho . Ainda considerei jogar com 3 pontos a menos mas quanto mais remoia naquilo mais achava que não fazia sentido estar a desperdiçar 3pontos. Até que estava a ver um vídeo sobre trollbloods e vi o Andrew Galea explicar porquê que substituiu os EBDT das listas dele por Maulers.

O EBDT tem uma habilidade que permite às suas manápulas ficarem com o POW de qualquer arma que esteja na sua melee. Normalmente a dos adversários. Ora isto é óptimo contra casters e jacks que normalmente tem POWs altos, mas com o aparecimento dos colossals que tem forças brutais, mas POWs muito baixos, os EBDT tem dificuldades em lidar com os Colossals. Já o Mauler tem um animus que dá +3 de força e de facto o que ele disse fazia sentido, ainda mais num ambiente que iria ser só bichos grande e esperava eu uns quantos engraçadinhos a levarem Colossals. Ora então bota Mauler na lista e com os 4pt lá fui eu tentar arranjar um Swamp Troll baratucho. Tal qual sinal de Dhunia, arranjei um no mesmo dia e pronto ficou pronta a lista...

Só que uns dias antes do torneio deu-me uma ideia parva. A melhor maneira de lidar com os Colossals que lá vão estar- racionei eu – era com outro Colossal. Ora isto era uma carrada de problemas porque:  Eu não tenho nenhum Colossal, nem sequer gosto do Colossal da minha facção, um Colossal custa para cima de 100€ e mesmo que os tivesse não iria gastar para ir a UM torneio.
Mas... tenho um colega de equipa que por acaso tem um Judicator, que só por acaso é das minhas facções preferidas de Warmachine (só escolhi retribution porque já tinha duas pessoas da equipa a jogar de Menoth e Ret até me agradava mais visualmente).

A ideia era mais ou menos esta...

  Toca de falar com o Leite, ver se ele tinha os modelos e pedir tudo emprestado. Não vou estar a descrever o processo todo de selecção da lista senão não saia daqui hoje, mas rápidamente era isto:
Reznik+Judicator+Recnoker+Crusader.

Os mais matemáticamente inclinados acharão que tenho 1 ponto a mais. Estariam certos se a Tier List do Reznik a Tier 1 não desse um desconto de 1pt nos Recnokners.

No dia seguinte jogamos para testar as listas e aquilo correu horrivelmente. Não estando habituado à facção, ao caster e a colossals, foi muito mau. Chegando a casa ainda fiz mais 2 jogos no Vassal e não foi muito melhor. Acabei por desistir da ideia e resignadamente lá peguei nos Trolls apesar de me questionar das inúmeras fraquezas que a lista tinha. O prospecto de apanhar pela frente uma eHaley (Cygnar), Saeryn (Legion) ou eSkarre (Cryx) era temível e com feats que fazem um shutdown total ao meu army e são praticamente uma auto-los para mim. Como bónus qualquer uma delas é uma óptima escolha para o formato. Damn.. vou levar na boca a torto e a direito....

Sem comentários:

Enviar um comentário