domingo, 1 de setembro de 2013

Armário das Pinturas - Menoth

Estava eu a pensar... bom se temos o blogue da equipa é justo que faça estes "reports" aqui e mostrar aquilo que tenho estado a fazer.

Ora bem, já tinha mostrado os meus parcos avanços na Harbinger of Menoth.



Entretanto os meus trabalhos foram outros, a minha filhota que nasceu a 10 de Agosto :)
Entre mudança de fraldas e outros afins, que são bastantes, lá vou encontrando uns momentos, quando está a mãe ocupada com ela e o outro de 5 anos me deixa, para pintar mais um pouco. Estou em casa portanto lá vou encontrando uns espacitos de 1 hora ou assim.

Ainda não acabei a Harby mas já tinha começado trabalhos no Avatar e no Reckoner.

Como já sabem... gosto de caprichar e experimentar técnicas novas, o que me leva muito tempo (já que só trabalho em saltos de 1 hora ou duas de vez em quando) e por isso é que nunca tenho um exército completamente pintado na qualidade que quero.

Mas bom alas... pintar dá-me gozo portanto...

Decidi que em vez de tentar pintar dois Jacks ao mesmo tempo, vou dedicar a um, acabar e depois continuar por aí. Decidi continuar no Reckoner e neste momento está neste ponto:


Como podem ver ainda está longe de completo. Como sou preguiçoso, podia ter feito os brancos em aerógrafo que seria mais rapido e mais eficiente... mas tenho preguiça de andar a mudar as tintas e tal... e queria experimentar melhor a técnica do"feathering", apesar de não serem as melhores superfícies para tal... portanto o trabalho "sloppy" e de falta de paciencia consegue notar-se.

De qualquer forma estou melhor na técnica e gostei bastante do resultado. Como não quero um branco branco. Uso um Bonewhite de base da Game color creio e depois dou sombras.

Este processo das sombras não ficou muito bem porque estava a testar um novo Medium e um novo Flow improver então custou a perceber bem os ratios e a quantidade de tinta no pincel. Ficou muito escuro e pouco subtil, mas pensei... bom quando levantar os tons fica melhor e foi o que fiz de seguida. 

Fui continuando a testar ratios e a levantar o tom com ivory white. Nas fotos parece mais amarelo do que é na verdade. No final e mesmo preguiçoso com a diluição das camadas a coisa até ficou fixe.


Para Menoth decidi manter mais ou menos os tons standard. Não me apeteceu o "fuss" de andar a pensar que cores iria usar e andar a usar um azul, ou amarelo, ou laranja só para dizer que era uma cor diferente... mantive... com uma diferença, quero usar toques de crusadas e medievalidade, portanto nos meus jacks vou usar toques de heraldica simples (mais próx do séc 13)


Depois dos brancos, entusiasmado comecei logo com o chipping e devia ter esperado por pintar os "vermelhos". Quero fazer weathering de deserto, portanto tinta lascada pelas tempestades e uso nas Crusadas, pó/areia, pancada, etc. Mas não vou exagerar para não ter muito trabalho.

Sei que há pessoal que gosta do look limpinho, eu acho que assim a peça conta mais uma história e dá outra profundidade, mas é preciso saber que o weathering não tome conta do modelo todo, como já tenho visto fazer nalguns modelos de warmachine e neste momento até acho que este está um pouco demais, mas achoq eu depois vai ficar mais toned down.

Portanto agora tenho de "lascar" os vermelhos tb. Para lascar uso um tom acastanhado/acinzentado e com uma "esponja" que na verdade é filtro de aquario faço o padrão das lascas nas "edges". Precepitei-me com o pintar o branco e podia ter dado uma base do cinza acastanhado e usado a técnica das máscaras, mas ficou bem à mesma. Acho que essa técnica da mascara vale mais a penas em modelos grandes, nestes as cor e a esponja bastou :)


Depois disso vai ser dar profundidade ao lascado, algum toque de ferrugem (e antes que me venham dizer que no deserto as coisas não enferrujam, informem-se melhor :P ), etc.

Depois é os metalizados. Já estão alguns que foi de me ter apressado na pintura e depois arrependi, mas vou experimentar os liquid metal da Vallejo, mais uma técnica a experimentar.

Ainda nem dei wash a nada, coisa que vou experimentar com os óleos desta vez :) portanto depois dos metais, verniz brilhante, e depois wash com óleo. 

Keep you update as much as possible :)

Espero que gostem até agora e que dêem algum feedback sobre o que posso melhorar ou técnicas a experimentar

Nuno Rodrigues





Sem comentários:

Enviar um comentário