quinta-feira, 11 de abril de 2013

Batalha de Treino com o David Costa

Quem me conhece sabe que procuro sempre acompanhar as mudanças estruturais que os novos livros de exército trazem ao WHFB. Apesar da minha lista tradicional de VC ( que me ajudou a vencer o GTS 2012) continuar muito competitiva, entendi que as mudanças nos exércitos de Daemons e WoC justificavam a procura de novas soluções.
Sendo assim, decidi experimentar utilizar uma unidade de Black Knights com um Wight King ( retirando um vamp hero e 3 wraiths), e fundir as 2 unidades de zombies numa só, de 48 modelos e 5 dire wolves ( que me esqueci de utilizar :) ).


O David Costa também decidiu testar variações na sua lista, trazendo blocos bem numerosos de ogres, 8 maneaters e 4 mournfangs, um mago lvl 4 e um bsb. 
Fiz o deploy possível pois a floresta na minha zona de deploy decidiu obrigar qq unidade a fazer testes de terreno difícil, inviabilizando a colocação da unidade de ghouls com o general lá dentro, como eu pretendia. 
Ainda assim fiz um deploy que tentava explorar o flanco do david.O David começa primeiro avançando a todo o gás, com excepção dos mournfangs, que quiseram evitar uma carga súbita dos vargheists. 

Na fase de magia o David tenta lançar The Maw nos cript horrors, falha o scatter, e atinge uma spirit host, que destrói! First Blood e menos uma undade de redirect para mim.
No meu turno avancei com os horrors para a entrada da floresta, desloquei os vargheists para o centro e comecei a trazer os Bk e os ghouls para a zona de combate. 
Joguei mal com os redirects que me restavam, colocando-os cedo demais e antes de tratar da saúde aos sabertusk do David. O jogo podia ter terminado logo, pois no primeiro feitiço do jogo, o meu Lord mandou-se para o caos, mas como era jogo de treino continuámos.

O David aproveitou muito bem os meus erros, e carregou os horrors com os ironguts e as restantes unidades atacaram os meus redirects restantes.
Os sabertusks fizeram bem o trabalho deles, ficando de frente para os meus ghouls e BKs, para evitar que se juntassem ao combate.
Para piorar a situação, um outro erro de cálculo meu colocou os vargheists por uma nesga na linha de overrun de uma unidade de 9 bulls.
O segundo turno do David acaba com os mournfangs em cima dos zombies, os bulls em cima dos vargheists, e os horrors com dificuldades em aguentar os ironguts com o general. Os maneaters reformam em 2 ranks para lidar com as minhas unidades no seu flanco.
A coisa estava a correr muito mal.

No meu segundo turno, a magia ainda permitiu recuperar alguns horrors e colocar mais uma vez o curse of years nos maneaters, mas de novo vem um miscast que deita por terra a possibilidade de fazer um purple sun com o necro, e salvar o dia.
No terceiro turno do David, os maneaters "on steroids" carregam os BKs, que equiparam mal as armaduras, levando-me a falhar 7 saves a 4+, e apesar do Wight king ter segurado o BsB, acabaram por morrer todos por CR. OUCH!!!!
Um dos Gorgers que entretanto entrou em jogo carregou a retaguarda dos Horrors, dando uma preciosa ajuda para que finalmente fossem todos mortos. Os zombies foram uns heróis, e após o combate com os mournfangs lá ficou um zézinho a bater o pé ao David!
A batalha estava ganha para o David, mas como se tratava de um jogo de treino, decidi continuar e carreguei os ironguts com os ghouls, mesmo sabendo que iria enfrentar uma carga múltipla no turno seguinte. Terminado o combate, ficou lá o Slaugthermaster. Damm!


Assim, o 4º Turno do David resultou numa carga conjunta de maneaters e bulls no bloco de ghouls. A sobrevivência do Slaughtermaster acabou por ser boa, pois acabou por impedir que os mournfangs se juntassem "à festa".
Devo dizer que tanto o vampiro como os ghouls deram o seu melhor, mas no fim deste combate desigual, não ficou lá ninguém para contar a história.
No rescaldo da batalha, posso queixar-me de um deploy que podia ter sido melhor explorado, senti falta dos meus 3 wraith hero´s com os quais estava muito rotinado a jogar, e desperdicei sem grande eficácia os meus redirects, além de que permiti que os sabertusks fizessem bem o seu trabalho.
Deixar o necro a lvl 1 com o purple sun não foi o mais indicado, tive sempre medo de não fazer o 15+, além de que os 3 miscasts que sofri em 4 turnos fizeram estragos na minha fase de magia.
Neutralizar os sabertusks sem tiro foi uma tarefa impossível, e com o seu movimento de 16" (marcha), conseguem colocar-se praticamente onde querem rapidamente.
Apesar da derrota no treino, foi um bom jogo com um excelente e sempre simpático oponente, contra quem dá muita pica jogar!

Venham os próximos jogos!

Sem comentários:

Enviar um comentário