quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Torneio de 40k na Kult Games (Parte 3)

Com 2 vitórias seguidas, preparei-me para enfrentar um colega da LEGIO, o Luís Leite, e os seus Chaos Space marines.
O luís levava um character chamado Huron, 2 unidades de cultistas,1 vindicator, 1 unidade de obliteratos, 1 devastator carregada de lascannons, 1 unidade de terminators, um dreadnoughts, 4 spawns e 1 hellbrute.... E ainda uma aegis defense line.
Já tinha visto esta lista em acção, e sabia que ia ser muito difícil superá-la pois é forte em todas as fases do jogo
O cenário dava 2 objectivos a cada um, e como já é habitual, não calhou night fight, e ele ganhou o roll para começar o jogo.... CRAP!
O Luís rola o trait especial do Huron e dá infiltrate a 3 unidades! CRAP 2!

Sem grandes opções, os Tyranids optam pelo assalto frontal

O Luís aproveita bem o seu primeiro turno para me meter 5 feridas num tervigon (OUCH) e causar algumas baixas na tropa. Eu avanço com tudo, para controlar os meus objectivos e chegar rapidamente ao lado dele, conseguindo 2 glancing hits no vindicator. 
O tervigon ferido não corre o suficiente para ficar escondido das unidades de shooting do Luís, pondo em causa a sinapse do meu flanco direito.

No segundo turno não entram as reservas dele, mas o tiro continua. O tervigon morre, uma série de termas morrem ( fora de synapse, fogem) e os trygons levam 2 e 3 wounds respectivamente. A coisa estava a ficar muito feia.

No meu turno, arrisquei avançar com as gargoyles para fora de synapse e tentar carregar os devastators para calar aqueles lascannons, a coisa corre mal e eles fogem. CRAP 3!
As 2 spores chegam com o Tyrant, e decidi colocá-las em frente à Aegis, o que acabou por não ser uma grande ideia. 
O Doom voltou a não ter grande utilidade, entre os Hive guards e os zoans consegui destruir o vindicator e danificar o hellbrute. O Tyrant recuperou a synapse no flanco direito, falhou o teste psíquico, e não fez mais nada de brilhante. 
Depois de muitas hesitações, optei por avançar de novo com tudo para tentar contestar um objectivo controlado por cultistas e engonhar o centro.

No terceiro turno, chegou um helldrake com autocannon, que aproveitou para meter 2 wounds de vector strike no tyrant, e mais algumas num trygon. Os terminator assaltaram e mataram quase todos os termagants da primeira unidade, o doom foi desfeito em bocados e as spawns partiram as gargoyles todas. O hellbrute tentou matar os zoans mas não conseguiu.

O meu terceiro turno foi o último deste jogo, aproveitei para assaltar os cultistas com os hormagaunts, que foram uns miseráveis a bater e ficaram lá a contestar o objectivo. um dos trygons conseguiu partir o hellbrute (acho eu) e não fiz mais nada digno de nota.  

Este jogo permitiu-me aprender muito sobre regras especiais, como assaltar edifícios, regras de cover e outras, mas teve um efeito que penalizou o Luís Leite, pois acabámos por demorar os dois muito tempo a ver o rulebook, e não jogar mais turnos.

O jogo terminou com um empate,mas teria sido uma vitória fácil para o Luís se houvesse apenas mais um turno, pois ele tinha o controlo do jogo e eu tinha muitas unidades já enfraquecidas.

Melhor Unidade do Jogo - Hive Guards - Num jogo curto em que pouca coisa correu bem, destaco a consistência dos hive guards, que cumpriram bem a sua missão.

Pior Unidade do Jogo - Doom of Fail - Strike 3! YOU ARE OUT!


Conclusões:

1- Gostei do exército, que motiva um jogador a ser pragmático e jogar para o resultado

2- Doom of Fail é impressionante no papel, mas na mesa sabe a pouco
3- Hive guard e Flyrant são excelentes!
4- É importante ter unidades eficazes a cair das spores ou em deep strike, pois quando bem utilizadas, é o caos nas linhas do inimigo, ou permite recuperar um flanco enfraquecido.
5- Trygons são bons, mas é a tropa pequena que ganha os jogos.


Agradeço finalmente aos meus adversários pelos excelentes jogos que tive, ao Paulo Perre e ao Guy Carvalho pelos conselhos que me deram na preparação do torneio, e à LEGIO por me encorajar sempre neste projecto!

Venham mais jogos e mais torneios de 40K!





Sem comentários:

Enviar um comentário